Gospel: evangelho em inglês; circo em português. Comecei com tudo o texto, né? Nervosinho... Na verdade, tô bem calmo. Acontece que gente gospel me cansa! Explico: gente gospel, no meu conceito, é aquele povo que espiritualiza tudo, faz separação entre “secular” e “sagrado”, se isola de tudo e de todos porque até no refrigerante tem demônio. Acaba se tornando um alienado, um excluído, um mendigo social que vive nos guetos da cultura e da vida real. Sim, porque esse mundinho que se cria não é real. Lamento informar, mas não é real mesmo.
De tempos pra cá, a palavra gospel tem sido usada pra designar um estilo musical, uma maneira de se vestir (já viu loja de “moda gospel”? Eu já!), um modo de se comportar e até uma linguagem específica. Ô coisinha bem chata! Acontece que o mundo aí fora precisa de você! De nada adianta viver somente para os da igreja ou somente para os cristãos. Querido, se esforce pra ganhar as pessoas que não estão em Cristo. Esse é o seu e o meu papel no Reino. Precisamos viver de maneira que nossa vida seja exemplo e motive outras pessoas a fazerem o mesmo.
Imagina comigo: um conhecido seu te encontra na rua e começa a conversa. Você larga direto um : - “A Paz”. O cara te olha atravessado. Continua o papo e ele te pergunta como você está. De pronto, vem a resposta:- “Na bênção”. É nesse momento que ele vira as costas e sai correndo. Você sabe todo o vocabulário gospel, entra na igreja e é só “paz, bênção, secular, sagrado, inimigo, profano, sagrado, ósculo, levita, profético, galardão, etc.” Mas, vem cá, e encontro real com Deus, já teve? E uma vida real de santidade, tá na lista? Relacionamento com o Papai, pode ser? Já pensou que pode ser, pode ser muito bom?
O que mais prejudica esse mundo gospel é a hipocrisia. Viver uma mentira pensando estar agradando a Deus. Não é através de meia dúzia de palavras e/ou expressões que eu aprendi na igreja que eu vou me aproximar mais de Deus ou me tornar mais evangélico (ou gospel, que seja). Cansei de ouvir pessoas falando comigo em uma linguagem gospel cheia de termos elaborados e palavras bonitas cheias de significado. Parece que estou conversando com Noé ou Abraão. Gente, lembrem que estamos no século XXI. Não precisamos nos comunicar na linguagem “Revista e Atualizada”. Na boa, gente gospel me cansa!
Não é necessário espiritualizar tudo. Agora farei uma revelação: Deus nos criou humanos pra que nós vivamos como humanos. Ponto! Se você está lendo esse texto e pensando: - “Meus Deus, tende misericórdia do pecador profano que está escrevendo isso”., Você acaba de se enquadrar na categoria gospel de pessoa. Se você tem vontade de ir ao banheiro, qual a atitude mais espiritual a ser tomada? Pensa bem... Te dou mais um tempo... Agora vai! Isso mesmo. Agora vai pro banheiro. Fomos criados por um Deus perfeito, que nos fez perfeitos, de acordo com a semelhança d’Ele. Se tivermos necessidades fisiológicas, devemos supri-las. Se tivermos fome, devemos comer. Legal seria fazer uma oração do tipo: - “Deus, em nome de Jesus, eu repreendo todo o xixi agora”!
Tudo, absolutamente tudo é sagrado. Absolutamente tudo foi criado por Deus e para Deus deve servir. Se não está servido a Ele, é porque eu e você deixamos que o diabo tome conta. Precisamos abandonar essa casca gospel que usamos muitas vezes e aprendermos a ser cristãos reais. Não sei você, mas dessa vidinha de igreja gospel, fútil e mentirosa eu tô cheio. Eu preciso ir mais fundo em viver como Cristo.
P.S.: Sua opinião é muito importante pra que possamos crescer e nos relacionar trocando idéias e experiências. O espaço está aberto e, desde que com educação, todos podem se manifestar. Aproveite e comente aí.
Grande abraço,
Hector.