Coluna do Édipo - II
MÚSICA é MÚSICA e vice e versa!
Há muita competição no meio artístico. Já falei sobre isso aqui, músicos que elegem os melhores, outros que querem mostrar que são melhores e dão o foco errado para sua arte. Esta semana vou escrever sobre outro tipo de competição, a competição de estilos e preferências.
Há um grande conflito entre músicos que tocam roque e os que tocam sertanejo, músicos que tocam jazz e outros que são eruditos. Não vejo progresso nenhum nesse tipo de discussões. O jazzista nunca vai provar ao erudito que Charlie Parker, de fato é melhor do que Beethoven, nem o roqueiro vai provar ao sertanejo que The Beatles é melhor do que Chitãozinho e Xororó. É uma questão absolutamente indiscutível, é gosto pessoal. Não há um padrão comum de bom quando se trata de gosto. Assim como não se pode dizer que azul é mais bonito que vermelho, ou que Coca Cola é melhor do que Pepsi, também não tem como comparar estilos musicais.
Existe outro foco que se pode dar a essa discussão, e esse é muito produtivo. Quando se discute qualidade, aí sim vale à pena debater. Existem trabalhos de roque muito bons, outros muito ruins, assim como trabalhos de jazz muito bons e outros ruins. Músicas mal gravadas, com som ruim e músicos piores ainda, é um conceito comum – em termos gerais – de ruim, e infelizmente isso existe em todos os lugares, em todos os estilos. Não dá pra querer comparar um disco de jazz com uma super produção de mais de cem mil dólares com um de roque, gravado em casa, na garagem. Lógico que a qualidade do de jazz vai estar melhor, mas isso não deixa o estilo jazz superior, apenas com um nível superior de qualidade na individualidade daquela comparação.
Enquanto músicos, não devemos discriminar algum músico só porque ele toca um estilo que não nos agrada, devemos aprender a apreciar suas qualidades dentro do estilo ao qual se propõe. Eu sou um amante do jazz e da música brasileira, mas não é por isso que não reconheço os gigantes do roque, ou caras que marcaram época no country.
Deus criou a música, não criou apenas alguns estilos. Assim é que ela deve ser apreciada, não como jazz, roque ou sertanejo, mas música.
Deus abençõe a todos!
0 comentários:
Postar um comentário